Uma empresa que respeita o usuário
A Política de Privacidade do Instituto Martec foi elaborada para reafirmar nosso compromisso com a privacidade e a segurança dos dados pessoais que coletamos dos nossos clientes e usuários. A presente política tem como objetivo descrever como seus dados pessoais são obtidos, utilizados, compartilhados e armazenados, bem como quais medidas aplicamos para mantê-los seguros. Leia com atenção as informações aqui apresentadas, pois ao navegar no nosso Portal (www.institutomartec.org.br), o usuário está concordando com os termos e condições previstos nesta Política de Privacidade e com todos os outros avisos que possam aparecer nas páginas deste Portal, pertinentes a referida política.
a. Denomina-se “Portal Instituto Martec" o site destinado a informações corporativas, cujo domínio principal é www.institutomartec.org.br;
b. Denomina-se “a Instituto Martec” à entidade Instituto Martec de Educação e Desenvolvimento Social como um todo, incluindo seus sites institucionais e dependências físicas.
c. Classificam-se como “clientes/usuários” todas as pessoas que utilizam os produtos e/ou serviços oferecidos pelo Portal Instituto Martec, pagos ou não.
d. Classificam-se “usuários” todas as pessoas que se cadastram no Portal e recebem uma identificação individual e exclusiva.
e. Entende-se por identificação individual toda informação que não está disponível para o público em geral e é atribuída de forma individual e personalizada a um determinado cliente/usuário. São exemplos de dados de identificação individual os números de CPF ou CNPJ, dados para contato e cobrança.
f. Criptografia é o nome dado ao processo de codificação de informações. Na criptografia as informações são codificadas (embaralhadas) na origem e decodificadas no destino, dificultando, dessa forma, que sejam decifradas durante o tráfego na internet.
1. São coletados dados pessoais, capazes de identificar os usuários, quando estes:
a. Se cadastram no Portal
b. Ao entrarem em contato com o Portal pelo Chat On-line, Atendimento por E-mail e Fale conosco.
c. Preenchimento de formulários.
2. Dados pessoais fornecidos voluntariamente para o cadastro pessoal: nome completo, número do CPF, data de nascimento, gênero, telefone, celular, e-mail, senha de acesso, endereço e outros dados pessoais.
3. Dados pessoais coletados automaticamente: algumas informações podem ser coletadas automaticamente mesmo que o usuário não esteja cadastrado em nosso portal, são eles:
a. Endereço de IP;
b. Contagem de visualizações;
c. Páginas visitadas;
d. Serviços e categorias visitadas;
e. Informação sobre o dispositivo utilizado para navegação.
4. As informações solicitadas aos usuários são as mínimas necessárias para a execução das funcionalidades disponíveis no Portal, bem como, para manutenção da segurança das transações, tais como dados pessoais que validem seu cadastro e comprovem a veracidade das informações fornecidas ou dados para que um cadastro seja realizado.
5. O Instituto Martec poderá confirmar os dados pessoais informados pelo usuário consultando entidades públicas, companhias especializadas, banco de dados, para o que fica expressamente autorizado. Tal atitude, contudo, não cessa nem diminui a responsabilidade do usuário quanto à exatidão e veracidade dos dados fornecidos, motivo pelo qual a Martec poderá, a seu exclusivo critério, suspender e/ou cancelar o cadastro do usuário, a qualquer momento, caso detecte qualquer inexatidão ou suspeita de fraude.
6. O usuário garante a veracidade e exatidão das informações e dados fornecidos ao Portal, assumindo a correspondente responsabilidade caso os mesmos não sejam exatos, bem como se compromete a mantê-los atualizados.
7. O Portal não assume qualquer responsabilidade em caso de inexatidão dos dados informados.
8. O usuário que cadastrar-se no Portal utilizando dados de terceiros poderá incorrer nos crimes de falsa identidade e estelionato, ambos previstos no Código Penal, sem prejuízo de eventual responsabilização por legislação específica.
9. O usuário poderá, a qualquer momento, solicitar alteração e/ou retificação de seus dados, bastando para tanto, acessar seu cadastro diretamente por meio de local próprio, indicado no Portal ou por meio do formulário de atendimento ao cliente.
1. Através de cookies há o reconhecimento dos computadores que acessam o site e acompanham a navegação do usuário dentro da nossa página, de maneira a personalizá-la de acordo com o perfil de cada usuário. Os cookies não armazenam nenhuma informação pessoal, apenas contêm os dados de login do usuário. De todo modo, você pode descartar o cookie de seu computador quando desejar ou, ainda, configurar seu browser de internet para rejeitar cookies. Ressaltamos, no entanto, que essa última hipótese pode limitar algumas funcionalidades do Portal.
2. Google Analytics: O Google Analytics é uma ferramenta proprietária do Google que monitora e analisa todo o tipo de tráfego que um site recebe. Através dela é possível identificar quantos usuários estão acessando o site em determinado momento, qual a taxa de engajamento, qual o tempo de permanência nas sessões do site, qual a origem dos canais de mídia/campanha, horários de maior acesso, páginas mais acessadas, engajamento por campanha/produto, produtos vistos com maior frequência e por mais tempo e relatórios de serviços.
3. Pixel do Facebook: O pixel do Facebook é uma ferramenta analítica oferecida para usuários da plataforma de anúncios Facebook Adds, a qual permite monitorar conversões e alcançar públicos importantes. Assim, ajuda a medir a eficácia das campanhas e a mensurar as ações dos visitantes de um site.
4. xxx seu software de gestão xxx: A xxx seu software de gestão xxx é especialista em software de gestão (ERP e POS) para as mais diversas verticais do setor de gestão. Ela possui um conjunto de soluções com ferramentas que atuam de forma complementar em toda a jornada de cadastro do usuário.
1. Os dados pessoais são utilizados para garantir uma melhor experiência na sua compra, assim como garantir um atendimento de qualidade, sempre com o compromisso de mantê-los sob o mais completo sigilo, vinculando-os unicamente ao seu registro e utilizando-os para:
a. Identificar corretamente o usuário;
b. Obter estatísticas genéricas para identificação do perfil de nossos clientes e desenvolvimento de nossas campanhas;
c. Resolução de eventuais questões legais relacionadas ao Portal;
d. Viabilizar a interatividade entre usuário e administrador;
e. Manter atualizados os cadastros dos usuários para fins de contato telefônico, e-mail, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação previamente autorizados;
f. Aperfeiçoar a usabilidade e a experiência interativa durante a navegação do usuário no Portal;
g. Elaborar estatísticas gerais, sem que haja identificação dos usuários;
h. Para realizar atendimento de dúvidas ou solicitações pelo meios on-line, atendimento por e-mail e fale conosco;
i. Realizar pesquisas e campanhas de comunicação e marketing de relacionamento, bem como divulgar produtos e serviços de parceiros.
j. Conectar o usuário aos canais eletrônicos do Instituto Martec, como YouTube, X, Facebook, Instagram, webrádio e outros.
Processamos internamente seus dados de cadastro, para fins de entrega, melhora de experiência de uso, compra, bem como controles antifraude melhor explicados a seguir. Em hipótese alguma comercializamos dados pessoais. Apresentamos a seguir um resumo destas possibilidades:
1. Empresas e consultorias: Com consultorias e empresas parceiras para sustentação e melhorias do Portal e ações de marketing (salesforce), todas condicionadas e avaliadas quanto ao cumprimento das normas da LGPD.
2. Autoridades judiciais, policiais e governamentais: nós devemos fornecer dados pessoais de Clientes e/ou Usuários, em atendimento à ordem judicial, solicitações de autoridades administrativas, obrigação legal ou regulatória, bem como para agir de forma colaborativa com autoridades governamentais, em geral em investigações envolvendo atos ilícitos ou falsidade ideológica.
3. O QUE NÃO FAZEMOS
É parte de nosso compromisso com a transparência informá-lo também a respeito daquilo que não praticamos. Acreditamos que esse tipo de conteúdo seja importante para solidificar sua confiança em nossas atividades e para evitar interpretações equivocadas sobre informações divulgadas por terceiros. Desse modo, gostaríamos de informá-lo que não realizamos nenhuma das seguintes atividades:
a. Não fazemos condicionamento de acesso aos nossos produtos ou serviços ao fornecimento de dados pessoais ou dados pessoais sensíveis além daqueles estritamente necessários para o desempenho de nossas atividades ou para o cumprimento de nossas obrigações legais ou regulatórias;
b. Não fazemos utilização de dados pessoais sensíveis de clientes para finalidades não autorizadas pela legislação vigente, ou, quando necessário, sem a obtenção de consentimento livre, informado e inequívoco do Titular;
c. Não fazemos análises preditivas e criação de perfil comportamental de clientes, com base em histórico de uso do portal, sem a obtenção de consentimento livre, informado e inequívoco do Titular;
d. Não fazemos compartilhamento de dados pessoais com terceiros para finalidades incompatíveis com os produtos ou serviços adquiridos por nossos clientes, ou em desacordo com a legislação vigente;
e. Não fazemos comercialização de dados pessoais, incluindo dados sensíveis, ou qualquer outra espécie de tratamento ilícito ou não autorizado pela legislação vigente ou pelo respectivo Titular;
f. Não fazemos transferência internacional de dados pessoais desacompanhada de medidas técnicas, administrativas e organizacionais aptas a assegurar um nível de proteção adequado às informações de nossos clientes; e
g. Não fazemos realização de qualquer atividade de tratamento de dados pessoais para fins discriminatórios ou abusivos.
4. O QUE NÃO FAZEMOS
Os dados são armazenados de forma segura em data centers localizados no Brasil. São adotadas todas as medidas legais aplicáveis, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados e suas futuras regulamentações, garantindo a proteção e privacidade dos seus dados pessoais. Visando manter íntegra a sua confiança na utilização de nossos serviços, adotamos medidas técnicas, administrativa e organizacionais aptas a proteger seus dados pessoais e dados sensíveis contra acessos não autorizados ou situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito. Para isso, adotamos rigorosas medidas de segurança para garantir que suas informações estejam protegidas de acordo com elevados padrões de segurança e proteção, tais como:
i. Um Sistema de Governança de Segurança da Informação;
ii. Política de Segurança da Informação que contemple as nossas diretrizes e orientações sobre a proteção de informações e dados de nossos clientes, com atualizações periódicas;
iii. Política de Classificação da Informação, estabelecida e implementada, para garantir a correta atribuição do grau de sensibilidade das informações e dados pessoais que armazenamos;
iv. uso de técnicas de criptografia em repouso e transferência;
v. manutenção de cópias de segurança (“backups”) para fins de recuperação em caso de desastres, com testes de restauração periódicos visando garantir a integridade e a disponibilidade no caso do uso emergencial;
vi. Acordos de Confidencialidade com funcionários, prestadores de serviços e parceiros, visando evitar a divulgação e/ou transmissão não autorizada de dados ou informações; e
vii. testes de penetração periódicos, com o objetivo de garantir a segurança de nossos sistemas, aplicações e ambientes.
5. DIREITOS DO TITULAR DOS DADOS PESSOAIS
5.1 - Além das informações disponibilizadas nesta Política, você pode também exercer os direitos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados, entre eles:
a. Acesso aos dados pessoais;
b. Correção e atualização dos dados pessoais;
c. Revogação do consentimento;
d. Confirmação da existência de tratamento de dados pessoais;
e. Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento ou desnecessários, excessivos ou quando entender que algum ponto da LGPD não foi atendido;
f. Informação sobre quando, como e porque os dados pessoais podem ser compartilhados, com quais empresas, parceiros e/ou instituições, ou receber dados pessoais referentes a você.
g. Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa, quando aplicável.
5.2 - Sempre que desejar, você poderá exercer tais direitos por meio dos seguintes canais:
a. por meio de contato através do endereço eletrônico sac@institutomartec.org.br ou canais de atendimento (SAC, Ouvidoria, Atendimento);
a. em nossas dependências, informando a um de nossos representantes. Nesse caso, você pode ser direcionado a um de nossos canais digitais para exercer direitos específicos com segurança. No entanto, informamos que tais direitos não são absolutos. Em determinadas situações, não poderemos atender às suas solicitações em razão da existência de obrigações legais ou regulatórias que nos impeçam de respeitar sua vontade. Em alguns casos, também, é possível que sua solicitação seja recusada para que possamos assegurar o exercício regular de nossos direitos, quer seja em contratos, quer seja em processos judiciais, administrativos ou arbitrais. Caso isso ocorra, você será devidamente comunicado a respeito da impossibilidade de atendimento, de maneira fundamentada. Você não é obrigado a nos fornecer seu consentimento nos casos em que solicitarmos sua autorização para utilizar seus dados pessoais. Sempre o informaremos de qual será consequência no fornecimento de nossos produtos ou serviços caso uma solicitação de consentimento seja negada por você.
6. DRETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS
6.1 - Durante todo o período que você for nosso cliente, nós trataremos seus dados pessoais com elevados níveis de proteção e garantindo sua privacidade.
6.2 - Quando aplicável, e mesmo se você optar por excluir seus dados pessoais da nossa base de cadastro, o Instituto Martec poderá reter alguns ou todos os seus dados pessoais por períodos adicionais para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos do Instituto Martec, eventuais ações judiciais, fins de auditoria de diversas naturezas, ou outros prazos definidos e fundamentados por bases legais que justifiquem a retenção destes dados.
7. ALTERAÇÃO DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
7.1 - Em busca de melhorar nossos serviços e aperfeiçoar a experiência de nossos clientes, sempre que necessário, nossas práticas de tratamento de dados pessoais poderão sofrer alterações com a inclusão de novas funcionalidades, sempre visando a adequação e contemporaneidade de ferramentas que permitam assegurar a segurança dos dados, nos termos da LGPD. 7.2 - Toda vez que alguma condição relevante desta Política de Privacidade for alterada, essas alterações serão comunicadas por meio de um dos canais disponibilizados por você durante o seu cadastro (e-mail).
8. ACESSO AO PERFIL E CONTA
8.1 - É de responsabilidade do usuário a guarda de sua senha e de seu login de acesso. Não é recomendável a utilização de senhas óbvias, como datas de nascimento, nomes ou sequências numéricas. Recomendamos que a senha possua caracteres especiais e alfanuméricos. Caberá ao usuário alterar sua senha de acesso periodicamente. Caso o usuário tome conhecimento ou apenas suspeite que sua senha foi descoberta, ele também deverá alterá-la imediatamente.
9. ENVIO DE COMUNICADOS E MENSAGENS PUBLICITÁRIAS
9.1 - Os comunicados, newsletters, avisos e mensagens publicitárias enviadas por e-mail trarão, obrigatoriamente, opção de cancelamento do envio daquele tipo de mensagem por parte do Portal. A solicitação será atendida no tempo mínimo necessário para realização desta execução.
9.2 - O opt-out é feito através do e-mail do usuário, portanto usuários que possuam mais de um cadastro poderão continuar a receber os comunicados ou as mensagens publicitárias no e-mail que não foi descadastrado.
9.3 - Os serviços de envio de e-mails são realizados pelo nosso Portal ou por ferramenta interna, que utilizará seus próprios servidores para realizar o envio.
10. LINKS EXTERNOS
10.1 - O nosso Portal poderá ter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de sua responsabilidade. Assim, recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os usuários consultem sempre as respectivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.
11. MODIFICAÇÕES DE NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
11.1 - Ao utilizar os nossos serviços, o usuário concorda e aceita os termos da política de privacidade vigente na data e, portanto, deve verificá-la previamente cada vez que visitar este Portal.
12. DISPOSIÇÕES GERAIS
12.1 - Ao utilizar os nossos serviços, o usuário concorda e aceita os termos da política de privacidade vigente na data e, portanto, deve verificá-la previamente cada vez que visitar este Portal.A presente política de privacidade é parte integrante dos Termos e Condições de Uso do nosso Portal.
13. LEI APLICÁVEL E JURISDIÇÃO
13.1 - A presente política de privacidade é regida pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários do nosso Portal submetem ao Foro da Comarca de Ribeirão Preto Estado de São Paulo.
14. DÚVIDAS
14.1 - Para obter mais informações ou sanar dúvidas sobre nossa política de privacidade, contate-nos através do Atendimento por e-mail ou telefone.